/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pedido de pensão por morte do INSS poderá ser feito em cartórios

Notícias
Brasil

Pedido de pensão por morte do INSS poderá ser feito em cartórios

Iniciativa favorecerá mais de 1,8 milhão de pessoas que estão na fila do INSS

Por Da Redação
Pedido de pensão por morte do INSS poderá ser feito em cartórios
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os segurados do INSS agora poderão solicitar a pensão por morte ou auxílio-maternidade diretamente nos cartórios no mesmo momento que emitirem as respectivas certidões de óbito e nascimento. Inicialmente, a mudança será apenas um projeto-piloto e tem previsão de começar a funcionar em 15 de outubro. A a expectativa é que o serviço esteja disponível em todas as unidades até o fim deste ano.

A previdência disse que a iniciativa favorecerá mais de 1,8 milhão de pessoas que estão na fila do INSS aguardando a liberação desses dois benefícios. 

O piloto terá duração de 30 dias, nos quais serão analisados o fluxo de serviços e a forma do encaminhamento quando o benefício não puder ser concedido de forma automática. Os cartórios também medirão os custos adicionais na operação, que deverão ser remunerados pelo INSS — o atendimento aos beneficiários seguirá sendo gratuito.

"Vamos entender as nuances do sistema e as dores de cada lado. A expectativa é de um avanço rápido, até mesmo por conta da necessidade do governo federal em reduzir a fila de benefícios, que se potencializou na pandemia", diz o presidente da Arpen-Brasil, Gustavo Fiscarelli. 

O piloto tem duração prevista de 30 dias. Durante sua execução serão analisados o fluxo de serviços e a forma do encaminhamento quando o benefício não puder ser concedido de forma automática. Os cartórios também medirão os custos adicionais na operação, que deverão ser remunerados pelo INSS.

Essa mudança não altera a gratuidade no atendimento da Previdência Social. 

Fiscarelli fala que a adesão dos cartórios ao convênio não é obrigatória, mas estima que 100% deles farão parte da iniciativa após o projeto-piloto. "Haverá uma remuneração adicional sem aumentar a quantidade de pessoas nas filas, já que esses beneficiários já iriam aos cartórios para obter os documentos. Para o INSS, o custo será muito inferior ao da abertura de novas agências e da contratação de novos funcionários. E são os cartórios que deflagram os atos que ensejam os benefícios, com fé pública e segurança jurídica", conclui o presidente da Arpen-Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102