Pedro Castillo pede asilo ao México e país consulta o novo governo peruano
Pedido foi oficializado quinta-feira (8) ao embaixador do México no Peru, Pablo Monroy

Foto: Reprodução
O presidente peruano destituído, Pedro Castillo, oficializou o pedido de asilo no México, na última quinta-feira (8) ao embaixador mexicano, Pablo Monroy. O governo mexicano está em contato com a equipe da nova presidente, Dina Boluarte, para conceder o asilo, informa o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.
Pelo Twitter, o mexicano anunciou o pedido com a carta escrita pelos advogados do ex-presidente Castillo endereçada ao presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Na carta, a defesa diz que Castillo é vítima de perseguição politica por parte da Justiça peruana.
“Estes órgãos criaram um clima de extrema indefensabilidade e perseguição puramente política de qualquer pessoa que pense de forma diferente do grupo oligárquico que reina sobre todas as instituições do país”, diz trecho da carta.
Marcelo Ebrard afirmou que o embaixador Pablo Monroy se encontrou com Castillo na prisão e segundo ele está bem fisicamente e na companhia deadvogado. A carta da defesa diz ainda que ele corre "um grave risco"