Pedro Tourinho comemora reabertura do Museu da Cultura Afro-Brasileira em Salvador: ‘potência’
Para secretário, equipamento funciona como núcleo de integração

Foto: Farol da Bahia
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, comemorou nesta segunda-feira (6) a reabertura do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), localizado no Centro Histórico de Salvador. Segundo ele, o equipamento será um núcleo de integração entre a capital baiana e o mundo.
“A reabertura do Muncab é um marco na história da cidade. É um museu que a gente vem esperando por muito tempo, especialmente por causa da sua potência. E hoje estamos abrindo com uma das exposições mais vistas do Brasil, que fala diretamente sobre Salvador. Essa é a primeira etapa da obra, e a gente vai continuar trabalhando para fazer desse espaço aqui o maior museu afro das Américas” , disse o secretário.
“O turismo na Bahia é cultura. Estamos trazendo equipamentos culturais, debates e artistas do mundo inteiro para participar dessa nossa movimentação em Salvador. E tudo isso, claro, traz impacto na economia. A gente acredita que esse museu será um núcleo de integração de Salvador com o mundo”, completou.
Em junho deste ano, a Prefeitura fechou parceria com o Muncab, viabilizando R$ 15 milhões para a compra de acervo e execução de obras pendentes para finalizar o espaço de exibições. Localizado em dois prédios no Centro Histórico, onde funcionou o antigo Tesouro do Estado da Bahia, o museu é um dos maiores da América Latina sobre a cultura afrodiaspórica.