Peixe-boi é encontrado na região de Praia do Forte, na Bahia
Espécie está ameaçada de extinção

Foto: Reprodução/G1
O Instituto Baleia Jubarte informou que um peixe-boi foi encontrado na Praia do Forte, em Mata de São João, região metropolitana de Salvador, na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o instituto, a espécie está ameaçada de extinção. O animal apareceu próximo a base do Projeto Tamar. Segundo o projeto, uma equipe do Instituto Mamíferos Aquático (IMA) está responsável por monitorar a situação e decidir o que deve ser feito com ele. O IMA disse, em entrevista ao G1, que, até então, vai deixar o animal no mar mesmo, já que ele não aparenta ter nenhum problema de saúde.
Até o momento, não há informações sobre todas as características do peixe-boi e nem o que pode ter levado ele para a região. Ainda de acordo com o IMA, o animal é o Tinga, um peixe-boi apelidado por esse nome, que nasceu em 2002 no Ceará, onde havia encalhado.
O Instituto Baleia Jubarte orienta que as pessoas mantenham distância do animal para não estressá-lo. De acordo com Milton Marcondes, médico veterinário e um dos coordenadores do Instituto Baleia Jubarte, existem quatro espécies de peixe-boi no mundo. Tem o peixe-boi africano, o dugongo, encontrado no oceano Índico, o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico, estes dois últimos encontrados no Brasil.


