Pelé venceu 13 das 21 partidas oficiais que jogou na Bahia
O Bahia foi a maior vítima, derrotado oito vezes com o Rei em campo

Foto: Reprodução/Redes Socias
Dono de uma técnica inigualável dentro de campo, Pelé teve uma carreira repleta de triunfos e momentos marcantes. O melhor jogador de todos os tempos morreu na última quinta-feira (29) em São Paulo, mas deixou na mente dos baianos inúmeras memorias. Desde o início de sua carreira em 1956, até a última partida disputada pelo Cosmos, dos Estados Unidos, em 1977, o Rei jogou 21 partidas oficiais na Bahia e triunfou em 13 delas.
Nas partidas, Pelé vestiu as camisas do Santos, Seleção Paulista e Seleção Brasileira. Além das 13 vitórias, tiveram ainda cinco empates e apenas três derrotas. O craque marcou sete gols em partidas jogadas no estado e teve como maior vítima o Esporte Clube Bahia, derrotado por oito vezes. Contra o Vitória, Pelé jogou duas partidas, foi derrotado nas duas oportunidades e não marcou gols.
Das 21 partidas oficiais que Pelé jogou no estado, 19 foram na Fonte Nova, os únicos que não aconteceram no estádio foram disputados na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. A última partida que disputou em sola baiano, aconteceu em 1975, quando o Rei defendia a camisa do Cosmos, dos Estados Unidos, mas aceitou o pedido do Santos para participar de um jogo contra o Bahia pelo Torneio Governador Roberto Santos. Pelé jogou o primeiro tempo da partida, mas não fez gol.