• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Personagem da rodada, arbitragem tem possibilidade de se profissionalizar? Confira o que já se sabe

Personagem da rodada, arbitragem tem possibilidade de se profissionalizar? Confira o que já se sabe

Vitória, São Paulo, Grêmio e Sport foram as equipes que reclamaram de erros de arbitragem contrários

Por Da Redação
Às

Personagem da rodada, arbitragem tem possibilidade de se profissionalizar? Confira o que já se sabe

Foto: Reprodução/TV Globo

A arbitragem foi a grande protagonista da 27ª rodada do Brasileirão. Com erros contrários a Vitória, São Paulo, Sport e Grêmio, torcedores e dirigentes tem reclamado da falta de critério das equipes de arbitragem com algumas decisões e clamando para a profissionalização da arbitragem. Porém, isso é algo que está em cogitação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou é apenas apelo popular? 

A entidade deu início ao processo de profissionalização para se iniciar no fim de 2026, com a formação do primeiro bloco de profissionais de arbitragem. Porém, o modelo depende da regulamentação da classe. Atualmente, os árbitros recebem por partida, sem qualquer tipo de vínculo empregatício.

A média mensal dos árbitros que mais trabalham na primeira divisão é de aproximadamente R$ 15 mil, o que é considerado baixo para um modelo profissional e de dedicação exclusiva. A CBF visa começar o vínculo profissional com contratos temporários.

Pelas atuais regras, juízes e assistentes necessitam ter uma fonte de renda independente do que recebem por apitar as partidas no futebol brasileiro. Na prática, eles são considerados amadores e atuam em um mundo de esporte profissional.

Apesar dos sucessivos erros de arbitragem que tem chamado atenção em diferentes competições do Brasil, a CBF não indica que tem uma pressa para poder antecipar essa possível profissionalização da equipe de arbitragem.

Rodada marcada por erros

No grande mais movimentado da rodada, entre Vasco e Vitória, a reclamação dos baianos foi voltada para a expulsão do zagueiro rubro-negro Lucas Halter, ainda quando o Cruzmaltino vencia por 3 a 2. O time baiano chegou a empatar o jogo, mas o time carioca venceu com um gol nos acréscimos.

O São Paulo vencia o Palmeiras por 2 a 0 no Morumbi, quando o palmeirense Allan derrubou o tricolor Tapia dentro da área, e o árbitro Ramon Abatti Abel não anotou a penalidade. O VAR Ilbert Estevam da Silva também não sugeriu a revisão. A entrada do meia Andreas Pereira também era passível de expulsão mas ele recebeu só amarelo. O Palmeiras terminou vencendo o confronto de virada, por 3 a 2.

Outro confronto da rodada que terminou em polêmica foi a vitória do Red Bull Bragantino por 1 a 0 sobre o Grêmio. O lance decisivo ocorreu em um pênalti marcado já nos acréscimos com auxílio do VAR, em toque de mão do lateral-esquerdo Marlon. O jogador já recolhia o braço junto ao corpo, mas a penalidade foi mantida.

Árbitros são afastados

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou, ainda no último domingo (5), o afastamento dos árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas entre Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras foram afastados temporariamente das atividades.

Confira a nota oficial divulgada pela entidade:

"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.