Pesca da tainha em Santa Catarina supera as 500 toneladas em maio

Para 2020, a safra esperada é entre 1,8 mil e 2 mil toneladas

Por Da Redação
Ás

Pesca da tainha em Santa Catarina supera as 500 toneladas em maio

Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento feito pela Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), a pesca da tainha em Santa Catarina fechou o mês de maio com mais de 557 toneladas de peixe capturados em todo o estado. Para a safra deste ano, a expectativa é capturar entre 1,8 mil e 2 mil toneladas de tainha.

O montante inclui a pesca com rede de caceio, tarrafa, rede de arrasto de praia, além das embarcações motorizadas de pesca artesanal, segundo o presidente da Fepesc Ivo da Silva. Na quinta-feira (28), foram capturadas mais de 10 mil tainhas na Praia da Vigia em Garopaba, no Litoral Sul. No sábado (30), foram mais de 6 mil na Praia do Santinho, no Norte da Ilha em Florianópolis.

Até a manhã desta terça-feira, a produção de tainha na modalidade emalhe anilhado registrava 366.154 kg pescados. Os dados são registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Já a pesca industrial, que teve início no dia 1º de junho, terá 10 barcos nessa temporada. A cota é de até 50 toneladas por embarcação, e 627,8 toneladas por frota.

Segundo o presidente da Fepesc, ainda é cedo para afirmar que a safra irá superar as 1.157 toneladas registradas no ano passado. Contudo, a expectativa é positiva, desde que os fatores essenciais para a pesca artesanal se mantenham. Entre eles, o frio, que faz as tainhas virem para Santa Catarina, e depois o vento para que elas encostem na praia.

“Com o vento sul e o frio, a tainha vem à procura de água mais quente para desovar. É o corso do peixe, o caminho do peixe, como a gente chama. Quando ele chega em Santa Catarina, se acalma o vento Sul e o frio, a tainha estaciona em alguns lugares”, pontuou Silva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.