Pesquisa: 71% dos usuários mudaram o jeito de ver WhatsApp após eleição de 2018
Metade dos entrevistados também afirmou que notaram mudanças nas regras de convivência de grupos

Foto: Reprodução
A disputa presidencial de 2018 fez com que famílias, amizades e grupos virtuais mudassem radicalmente a forma como usar o WhatsApp, promovendo um olhar mais crítico às informações recebidas no mensageiro. A conclusão é baseada em uma pesquisa sobre o uso do WhatsApp realizado pelo InternetLab em parceria com a Rede Conhecimento Social.
Entre os pontos principais sobre mudanças de hábitos, tiveram como resultado que: 71% dos usuários afirmaram ter mudado de comportamento no aplicativo depois das eleições de 2018. A metade dos entrevistados também afirmou que notaram mudanças nas regras de convivência de grupos, sobre o que podia ou não ser compartilhado neles.
Com isso, os brasileiros os ouvidos pelo estudo, informaram um comportamento percebido por eles: a divisão de grupos maiores em grupos menores. Ou seja, a pessoa faz parte de um grupo grande, mas cria outro menor com as pessoas que compartilham do mesmo posicionamento. Ao menos 42% dos consultados pela pesquisa afirmaram ter visto a divisão de grupos de amigos em grupos menores.
A pesquisa contou com 3.113 respondentes, entre 7 e 16 de dezembro de 2020, e é representativo da população de mais de 16 anos que utilizam internet. A margem de erro de é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra é proporcional ao universo pesquisado, segundo os autores.


