Pesquisa aponta que 46% da população prefere a Urna Eletrônica

Em meio a debates no Congresso, Voto impresso foi escolhido por 31% dos entrevistados

Por Da Redação
Às

Pesquisa aponta que 46% da população prefere a Urna Eletrônica

Foto: Reprodução/Senado Federal

Utilizada pela primeira vez em 1996, a urna eletrônica completa 25 anos em meio a um debate no Congresso para que o equipamento usado nas eleições imprima uma versão em papel do voto, para que possa ser auditável em caso de necessidade. A pesquisa realizada pela EXAME/IDEIA revelou que, entre os eleitores, 46% preferem o voto eletrônico, e 31% o impresso. Outros 7% dizem que não sabe, e 16% dizem que tanto faz qual a forma do voto.

O levantamento ouviu 1.243 pessoas entre os dias 17 e 20 de maio. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. Na avaliação de Maurício Moura, fundador do IDEIA, ao longo dos anos houve um aumento na descrença do brasileiro em relação ao voto eletrônico, sobretudo após a vitória de Jair Bolsonaro (sem partido), em 2018. 

“Obviamente que a pesquisa mostra que isso tem uma correlação enorme com apoiar e avaliar positivamente o presidente Bolsonaro. Os apoiadores dele são os que massivamente acreditam no voto impresso. E essa é uma discussão muito relevante porque coloca em xeque a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro”, diz Moura.

Outro dado da pesquisa mostra que quanto maior a escolaridade, maior é a preferência pela urna eletrônica. Entre as pessoas com ensino superior, 58% preferem a eleição eletrônica, e 25% a impressa. Na parcela da população com o ensino fundamental, 37% preferem o voto eletrônico, e 35% o impresso.

A pesquisa também questionou os eleitores sobre a confiança na urna eletrônica. Os resultados indicaram que, entre aqueles que responderam à sondagem, 30% dizem que confiam muito, 35% confiam pouco, 25% dizem que não confiam, e 9% não sabem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário