Pesquisa aponta que Brasil perde 4,6 bilhões com barreiras comerciais

Somente em 2020, 27 medidas de defesa comercial foram aplicadas contra o Brasil

Por Da Redação
Às

Pesquisa aponta que Brasil perde 4,6 bilhões com barreiras comerciais

Foto: Reprodução/FGV

As medidas de defesa comercial adotadas contra o Brasil no ano passado farão com que o país deixe de exportar US$ 856,8 milhões por ano (R$ 4,6 bilhões). O cálculo foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em levantamento divulgado pelo R7. Segundo o estudo, em 2020, 27 medidas de defesa comercial foram aplicadas contra o Brasil por 12 países. O maior impacto é justamente das ações adotadas pelos Estados Unidos, que, no ano passado, era presidido por Donald Trump, de quem o colega brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) dizia ser aliado. 

"Historicamente, os Estados Unidos sempre foram muito ativos na defesa comercial e, durante a última administração, isso foi ainda mais forte. Em 2020, como foi um ano eleitoral, houve uma pressão ainda maior pela adoção de medidas", explica o gerente de Negociações Internacionais da CNI, Fabrizio Panzini. As medidas de defesa comercial são autorizadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) quando um governo entende que há concorrência desleal em determinado mercado.

Porém, essas medidas devem seguir regras do organismo, como abertura de investigação, comunicação aos governos e empresas atingidos e possibilidade de defesa. Para a CNI, o governo brasileiro precisa ser "mais enérgico" na defesa comercial do País. "O governo tem monitorado os casos e feito um trabalho articulado com o setor privado em relação a isso. Mas é preciso uma ação diplomática mais enérgica junto aos outros países", afirma Panzini. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário