• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Pesquisa aponta queda de 19% nos pequenos negócios comandados por mulheres na Bahia

Pesquisa aponta queda de 19% nos pequenos negócios comandados por mulheres na Bahia

Pandemia interrompeu ciclo de crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo desde 2006.

Por Da Redação
Às

Pesquisa aponta queda de 19% nos pequenos negócios comandados por mulheres na Bahia

Foto: Camila Souza/GOVBA

O Sebrae divulgou recentemente uma pesquisa que aponta que a pandemia interrompeu um ciclo de crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo desde 2006, na Bahia. Hoje, atuam cerca de 850 mil empreendedores, dos quais 31% são do sexo feminino, mas esse percentual já foi de 50%.

A situação no estado reflete um cenário nacional. O estudo mostra que, em 2020, havia cerca de 25,6 milhões de donos de negócio no Brasil. Desses, aproximadamente de 8,6 milhões eram mulheres (33,6%) e 17 milhões, homens (66,4%). Em 2019, a força feminina correspondia a 34,5% do total de empreendedores - o que representou uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de negócios. As baianas representam 6% do total das empreendedoras do país.

De acordo com Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia, os dados indicam claramente a necessidade de um olhar mais atento à situação das mulheres, que foram bastante impactadas pela pandemia. Mais de 82% das empreendedoras baianas ganham até um salário mínimo, sendo que 57% são o sustento da família. Isso significa que muitas famílias estão enfrentando grave situação financeira há um ano, alerta.

Além desse cenário, outra questão preocupante é o número de mulheres que perderam postos de trabalho no ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de desemprego na Bahia em novembro do ano passado chegou a 19,8% e mais da metade dessas pessoas é do sexo feminino.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.