Pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país

Um dos motivos é o deslocamento do paciente para fazer o procedimento

[Pesquisa aponta queda nos serviços de radioterapia no país]

FOTO: Divulgação

As cinco regiões do país registraram queda no número dos serviços de radioterapia. Segundo o levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBR) , dos 126  serviços de radioterapia existentes no país, 20% relatou que tiveram redução do movimento e  15% viram o número cair em mais da metade.  

As causas apontadas pelos serviços de radioterapia para a redução do volume de pacientes atendidos foram multifatoriais e, em alguns casos, mais de uma foi relatada. As três principais foram o não encaminhamento dos pacientes, por seus médicos, para a radioterapia; medo do paciente e familiares em realizar a radioterapia e a redução do diagnóstico de novos casos de câncer. 

A pandemia de covid-19 também impactou equipes dos serviços de radioterapia. Mais da metade dos serviços tiveram pacientes (52%) e colaboradores (54%) com casos diagnosticados do novo coronavírus. A frequência média à radioterapia com pacientes e funcionários diagnosticados com covid-19 foi de 52,4%: Centro-Oeste (44,4%), Nordeste (75%), Norte (60%), Sudeste (53%) e Sul (34,6%).  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!