Pesquisa aponta tendência de crescimento de compras por reconhecimento facial até 2025

Estudo prevê forte adesão de Face ID e tecnologias similares ao longo dos próximos quatro anos

[Pesquisa aponta tendência de crescimento de compras por reconhecimento facial até 2025]

FOTO: Reprodução/Tudo Celular

Uma pesquisa feira pela Juniper Research revelou que o uso de tecnologias de reconhecimento facial, como o Face ID da Apple, deve aumentar em 120% até 2025, o que deve promover uma revolução na forma de autenticação de pagamentos digitais. De acordo com o estudo, o número de pessoas que usarão a tecnologia ao redor do mundo deve ultrapassar 1,4 bilhão daqui a quatro anos.

No ano de 2020, eram 671 milhões de usuários registrados no recurso, metade do que está sendo estimado para daqui a quatro anos. Ainda segundo a companhia especializada em pesquisas de mercado voltadas para tecnologia digital, o avanço do reconhecimento facial como autenticação de pagamentos se deve em grande parte à disponibilidade de aparelhos com recursos compatíveis, como é o caso do iPhone.

O estudo alerta, no entanto, para a necessidade dos fabricantes implementarem softwares de verificação mais seguros. Entre os pontos de atenção levantados, está a possibilidade de uma falha na validação de identidade de um usuário reduzir a segurança de transações online.

Os resultados do estudo sugerem ainda a recomendação de que os fornecedores tenham uma estratégia biométrica de múltipla verificação. Combinar reconhecimento facial e impressões digitais com reconhecimento de voz e comportamentais pode ajudar no aumento da segurança no momento do pagamento.


Comentários