Pesquisa da Quaest aponta que 72% não sabem que Congresso tem R$ 50 bilhões em emendas
Dentre os entrevistados 46% são contra as emendas, e 38%, a favor. Mas, a maioria (82%), acredita que o dinheiro é desviado ou alvo de corrupção

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado
Pesquisa da Quaest revela que 72% das pessoas entrevistadas não sabiam que deputados e senadores possuem R$ 50 bilhões à disposição em emendas parlamentares. Os parlamentares podem indicar a verba para obras e projetos das bases eleitorais. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (21), e somente, 27% da população tinham conhecimento sobre a existência desse valor.
Confira os números:
- Sabia: 27%
- Não sabia: 72%
- Não respondeu: 1%
O levantamento da Quaest foi pedido pela Genial Investimentos e feita durante os dias 10 e 14 de julho. Ao todo 2.004 pessoas de 16 anos ou mais foram entrevistadas em todo o país. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ainda, segundo a pesquisa, 46% das pessoas entrevistadas são contra os parlamentares terem acesso às emendas, enquanto, somente, 38% são a favor. 16% dos entrevistados não responderam.
Confira os números:
- A favor: 38%
- Contra: 46%
- Não souberam ou não responderam: 16%
Também foi considerado a percepção da população sobre para onde vão as emendas. A maior parte dos entrevistados 82%, acreditam que os recursos são desviados ou são alvo de corrupção. Somente 9% creem que as verbas chegam até os destinos para que foram solicitadas e outros 9% não souberam ou não quiseram responder.
Confira os números:
- São desviados/são alvo de corrupção: 82%
- Chegam até as cidades: 9%
- Não souberam ou não responderam: 9%