Pesquisa dos EUA aponta que 2% dos infectados com Covid-19 concentram 90% da carga viral da doença
A potencialidade de contaminação é maior entre pessoas assintomáticas que em sintomáticos

Foto: Reprodução R7 notícias
De acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, 2% das pessoas infectadas com a Covid-19 portam 90% de toda a carga viral da doença. A pesquisa que foi publicada nessa segunda-feira (10), examinou 72,5 mil amostras de saliva de moradores do campus da universidade entre agosto e dezembro de 2020.
2% representam os "supertransmissores”, que são aquelas pessoas que os pesquisadores englobam como sintomáticos, os assintomáticos e pré-sintomáticos.
De acordo com os estudos, 10% dos assintomáticos e 14% dos sintomáticos concentram 99% de toda a carga viral em circulação no ambiente, e a maior quantidade de carga viral observada na pesquisa foi encontrada em um paciente assintomático.
Pesquisadores afirmam que todas as 1.405 pessoas testaram positivo para a Covid-19 neste período. E com os resultados das pesquisas, é confirmado que a contaminação dos indivíduos infectados, era maior entre pessoas assintomáticas do que em sintomáticos.


