Pesquisa Exame/Ideia: Lula empata tecnicamente com Bolsonaro no Rio, mas lidera disputa em SP

Levantamento entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 16 e 21 de setembro

[Pesquisa Exame/Ideia: Lula empata tecnicamente com Bolsonaro no Rio, mas lidera disputa em SP]

FOTO: Agência Brasil/Alan Dantas PR

A pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra que entre os eleitores do Rio de Janeiro a disputa pela Presidência da República está tecnicamente empatada entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O petista tem 41% das intenções de voto no estado, enquanto o presidente tem 39%. Os números são da pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita quais candidatos estão concorrendo.

Logo depois, ainda no Rio, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Soraya Thronicke (União Brasil) têm 1% das intenções de voto cada. Os outros candidatos não pontuaram. Na última pesquisa com foco em eleitores do Rio de Janeiro, publicada em 16 de junho, Lula tinha 37% e Bolsonaro, 36%. 

Para a pesquisa divulgada nesta quinta, foram ouvidas 1.000 pessoas entre os dias 16 e 21 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00586/2022. 

São Paulo

Já entre os eleitores de São Paulo, Lula tem 40% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro conta com 37%. Os números também são da pesquisa estimulada. Na sequência, aparecem Ciro Gomes, com 8%, e Simone Tebet, com 5%. 

Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) também têm 1% das intenções de voto cada. Os outros candidatos não pontuaram.  Na última pesquisa com os eleitores de São Paulo, publicada em 9 de junho, Lula tinha 39% e Bolsonaro, 35%. Ciro contava com 6% das intenções de voto, Tebet tinha 4%.

Para a pesquisa divulgada hoje, foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 16 e 21 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.  A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09090/2022. 


Comentários