Pesquisa mostra que a pandemia tem aumentado a preocupação pelo desemprego

71% das empresas irão adiar as contratações por causa da pandemia

[Pesquisa mostra que a pandemia tem aumentado a preocupação pelo desemprego]

FOTO: Divulgação

Um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva mostra que o período de pandemia aumentou a preocupação de profissionais sobre a questão do desemprego, além de levar empresas a fazer adiamento de contratações e promoções de funcionários.

A pesquisa "Gestão de Pessoas no Cenário da Pandemia de Covid-19" entrevistou 185 profissionais de Recursos Humanos (RH) em todo o Brasil, que atuam em empresas nacionais e multinacionais, dos setor de serviços, bens de consumo, varejo e saúde. As informações foram coletadas entre os dias 14 e 27 de abril.

O estudo também revela que as mudanças ocorridas no trabalho por causa da pandemia levaram os funcionários a diminuir a motivação (35%). 34% disse que a motivação aumentou e 31% afirmou que não houve impactos.

Já a porcentagem da preocupação dos funcionários com os empregos ficou em 49%, para "um pouco preocupados", 47% para "muito preocupados" e 4% para "nada preocupados".

Outro dado relevante é sobre a possibilidade de contratação de novos funcionários durante a pandemia. 71% disseram que as contratações serão adiadas, 18% revelou que as contratações serão canceladas e 12% disse que não haverá impacto nas contratações.


Comentários