Pesquisa revela que a Covid-19 pode causar problemas mentais em profissionais de saúde
Foram avaliados sintomas de ansiedade, depressão e qualidade do sono

Foto: Reprodução/G1
A revista Psychology, Health & Medicine publicou um estudo realizado por pesquisadores chineses que revelou que os profissionais de saúde e os jovens têm um risco aumentado de ter um impacto psicológico da covid-19.
Os pesquisadores coletaram dados de 7.236 participantes autosselecionados e avaliaram sintomas de ansiedade, sintomas depressivos e qualidade do sono, em relação à pandemia atual. Eles descobriram que a prevalência geral foi de 35,1%, 20,1% e 18,2%, respectivamente, para sintomas de ansiedade, sintomas depressivos e baixa qualidade do sono.
A pesquisa revelou uma prevalência mais alta de sintomas de ansiedade e sintomas depressivos em pessoas com idade inferior a 35 anos versus aquelas com idade igual a 35 anos.
Com relação ao sono, a pesquisa indica que a maior taxa de sono ruim foi observada para os profissionais de saúde em comparação com outras ocupações. A prevalência de sintomas de ansiedade foi maior para os profissionais de saúde/pessoas mais jovens que passaram um alto nível de tempo do que aqueles que passaram menos tempo (pelo menos três horas/dia versus menos de uma hora e uma a duas horas/dia) em atividades ligadas ao surto.