Pesquisador da USP diz que Brasil já está na segunda onda da Covid-19
A Bahia é um dos estados onde a taxa de transmissão está acima de 1,0

Foto: Reprodução
O Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), considerado um dos principais portais da Covid-19 no Brasil, informou nesta quarta-feira (18) que o país já está na segunda onda do novo coronavírus.
O laboratório, administrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vem acompanhando os dados há oito meses e afirma que o Brasil está vivendo, assim como os Estados Unidos e a Europa, uma nova onda de contágios.
A informação se baseia na evolução da taxa de reprodução (RT) do coronavírus no país, que indica que a pandemia voltou a crescer por aqui.
A taxa é calculada com base no aumento de novos casos e permite saber quantas pessoas são contaminadas por alguém que já está infectado. Se o índice fica acima de 1, isso indica que a pandemia está se expandindo. Quando está abaixo, é um sinal de que a pandemia está perdendo intensidade.
No caso do Brasil, a taxa era de 1,12 em 16 de novembro. Isso significa que 100 pessoas irão infectar outras 112, que, por sua vez, irão infectar outras 125.
A RT está acima de 1 em 20 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.


