• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Pesquisadores alertam sobre perigosa moda no TikTok de tomar suplemento energético em pó

Pesquisadores alertam sobre perigosa moda no TikTok de tomar suplemento energético em pó

Os suplementos que são ingeridos antes dos treinos contêm aminoácidos, vitaminas e ingredientes como cafeína

Por Da Redação
Às

Pesquisadores alertam sobre perigosa moda no TikTok de tomar suplemento energético em pó

Foto: Reprodução

Pesquisadores emitiram um alerta em recente congresso médico nos Estados Unidos sobre a forma como tem sido a inserção de suplementos em pó sem a diluição antes dos treinos físicos, algo que contraria a recomendação dos fabricantes. 

De acordo com autores de um estudo apresentado no evento, existe uma grande preocupação com adolescentes depois que a prática viralizou em vídeos na internet, principalmente na plataforma TikTok.

Os suplementos energéticos em pó ingeridos antes dos treinos contêm aminoácidos, vitaminas e ingredientes como cafeína. Seu objetivo é proporcionar uma "dose de estímulo" antes do exercício para aumentar a resistência física.

Ainda não existem estudos científicos consolidados sobre os efeitos da prática, mas já há conhecimento de riscos pelo consumo em excesso de estimulantes energéticos.

Uma grande quantidade de cafeína, por exemplo, pode causar efeitos colaterais no coração, incluindo palpitações ou batidas cardíacas a mais ou a menos. Visto isso, tomar suplemento energético em pó pode fornecer uma quantidade de cafeína equivalente a cinco copos de café, segundo pesquisadores do Cohen Children's Medical Center, em Nova York.

A "dose de estímulo" pode causar "uma elevação da pressão sanguínea e do batimento cardíaco, levando a distúrbios no ritmo cardíaco".

Os pesquisadores também chamam a atenção para inalação acidental do pó, que pode chegar aos pulmões e causar sufocamento, infecção ou pneumonia, declaram os pesquisadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário