Pesquisadores descobrem novo tipo de carbono atomicamente fino
Estudo foi coordenado em universidade na Alemanha e na Finlândia

Foto: Reprodução
Um novo material de carbono atomicamente fino, o bifenileno foi descoberto por pesquisadores das universidades de Aalto, na Finlândia, e de Marburgo, na Alemanha. O estudo foi divulgado na revista Science.
O material é quase tão fino quanto o grafeno e é formado por quadrados, hexágonos e octógonos, em uma estrutura ordenada.
Por mais que a diferença estrutural seja pequena em relação ao grafeno, os cientistas afirmam que as propriedades eletrônicas desta nova estrutura são muito diferentes. Para os estudiosos, as principais diferenças entre o bifenileno, o grafeno e outras formas de carbono estão nas propriedades metálicas.
Segundo o estudo, as faixas de rede do bifenileno possuem apenas 21 átomos de largura e se comportam como um metal, podendo conduzir energia. Já o grafeno é um semicondutor nas mesmas dimensões.
O novo material é feito pela montagem de moléculas contendo carbono em uma superfície de ouro extremamente lisa. Essas moléculas primeiro formam cadeias, que consistem em hexágonos ligados, e uma reação subsequente conecta essas cadeias para formar os quadrados e os octógonos.
De acordo com a pesquisa, uma característica importante são os quirais, o que significa que existem dois tipos de espelhamento, como a mão direita e a esquerda.
Por enquanto, as equipes trabalham para produzir mais documentos do material, para que seu potencial de aplicação possa ser mais explorado.