Pessoas com Alzheimer têm 3 vezes mais chances de morte por covid-19, diz estudo

Em pacientes acima de 80 anos chega a ser seis vezes maior

Por Da Redação
Ás

Pessoas com Alzheimer têm 3 vezes mais chances de morte por covid-19, diz estudo

Foto: Agência Brasil

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Butantan, pessoas com demência tem mais chances de morte e de ficar com covid-19 grave, quando comparadas aos indivíduos saudáveis. No caso do Alzheimer, esse risco é três vezes maior e nos pacientes acima de 80 anos chega a ser seis vezes maior. 

A demência é um grupo de sintomas causados por doenças degenerativas do sistema nervoso, que geram uma perda progressiva das funções do cérebro, como memória, raciocínio e discernimento. 

Para fazer a pesquisa, foi utilizado o banco de dados de saúde do Reino Unido, que tem os registros dos atendimentos desde 2006, com cerca de 500 mil voluntários atendidos pelo sistema de saúde público do país. Foram analisados 12,8 mil idosos, nas faixas etárias de 65 a 74, 75 a 79 e acima de 80 anos. 

Os dados mostraram que, enquanto hipertensos aumentaram no máximo 30% as complicações clínicas; e pessoas com câncer e asma diminuíam a incidência de casos, pacientes com demência tinham chance significativa de infecção, agravamento e óbito.

Em média, em portadores de Alzheimer, tiveram três vezes mais chances de infecção e de agravamento dos casos quando hospitalizados, podendo levar a óbito. Os resultados também mostraram que pessoas acima dos 80 anos o risco aumentava em até seis vezes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário