Petrobras anuncia da fábrica de fertilizantes na Bahia e investimento na indústria naval
Cerimônia contou com a presença do presidente Lula e marca a retomada de atividades do Estaleiro Enseada, em Maragogipe, e a contratação de embarcações pela Petrobras e pelo Ministério de Portos

Foto: Matheus Landim/GOVBA
A Petrobrás anunciou, nesta última quinta-feira (9), a retomada de investimentos e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Ao todo serão investidos mais R$ 2,6 bilhões no estado.
O anuncio dos novos aportes ocorreu em evento no Estaleiro Enseada, em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente da Petrobras Magda Chambriard.
Também foi comunicado pela estatal que vai ocorrer o retorno das atividades dos Estaleiros Enseada e o de São Roque do Paraguaçu, a contratação de embarcações para controle de vazamentos em alto mar pela Petrobras e um investimento do Ministério de Portos e Aeroportos em novas embarcações.
A retomada das atividades da Fafen está prevista para o inicio de 2026. A Fábrica costumava produzir amônia, ureia e ARLA 32, um catalisador de motores a diesel e foi fechada em 2023 após o encerramento do contrato entre à Petrobras e o Grupo Unigel.
O estaleiro de São Roque, já conta com duas operações de descomissionamento, o que envolve a desativação e desmontagem de duas plataformas de petróleo. Enquanto a enseada de Maragogipe, seis barcos de apoio vão ser construídos no estaleiro.