Petrobras deixará de fornecer gás natural para distribuidoras do Nordeste em 2022
Na Bahia, estatal garante que vai suspender apenas após contrato com outra fornecedora

Foto: Reprodução
A Petrobras comunicou às distribuidoras do Nordeste do País que não vai mais fornecer gás natural em 2022. De acordo com a estatal, os Estados têm cerca de cinco meses para promover uma chamada pública para buscar novos fornecedores.
O temor é que não seja possível substituir a Petrobras a tempo e o suprimento aos consumidores seja interrompido. A interrupção é mais um passo dado de retirada da Petrobras do mercado nordestino para se concentrar no Sudeste.
A comunicação de suspensão do fornecimento de gás, no ano que vem, foi feita diretamente às empresas distribuidoras, que têm os governos estaduais como sócios. O tratamento, no entanto, foi diferenciado, de acordo com o tamanho e a importância dos mercados de gás.
Para a Bahia, maior consumidor da região e um dos maiores do País, a estatal disse que não vai suspender o abastecimento até que seja firmado novo contrato com outra empresa fornecedora. O mesmo deve acontecer no Ceará e em Pernambuco. Já para mercados menores, a petrolífera não deu a mesma garantia.
A Petrobras está disposta a negociar soluções temporárias às distribuidoras estaduais de gás natural do Nordeste que não encontrarem um fornecedor do insumo substituto à estatal, em 2022.


