PF acusa Inpe de provocar desinformação e impedir que outros sistemas de satélites sejam contratatos

Polícia comparou atitude como a dos taxistas quando impediram a atuação de Ubers

[PF acusa Inpe de provocar desinformação e impedir que outros sistemas de satélites sejam contratatos]

FOTO: Reprodução

A Polícia Federal se colocou numa disputa de braço com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em um processo no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a compra de imagens de satélites, no qual a PF afirmou que o Inpe causa desinformação contra novas iniciativas para não perder a hegemonia da narrativa e conhecimento do desmatamento no Brasil.  

No ofício anexado ao caso, a polícia ainda destacou que o órgão não atende à demanda da segurança pública e comparou o Inpe aos taxistas, que tentaram proteger seu mercado impedindo a atuação de aplicativos de motoristas.  

A ministra do TCU, Ana Arraes, suspendeu o contrato da PF com a Planet, que também fornece imagens de satélites. Ela afirmou que o sistema da Planet não agrega vantagens em relação aos que já são usados pelo Inpe ou gratuitos. O acordo era bancado pelo Ministério da Justiça e custou R$ 49 milhões.   

Ainda no ofício enviado, a PF disse que técnicos do Inpe usam da "desonestidade intelectual" para que a imprensa fique desinformada e não contratem outros tipos de sistemas. 


Comentários