• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • PF apreende mais de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão no norte da Bahia

PF apreende mais de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão no norte da Bahia

Sete pessoas estavam no local do crime, incluindo três chineses e um adolescente

Por Da Redação
Às

PF apreende mais de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão no norte da Bahia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Mais de 1,5 tonelada de barbatanas de tubarão foi encontrada em uma propriedade localizada na zona rural de Rodelas, no norte da Bahia, durante uma operação realizada na quinta-feira (12). Ao todo, sete pessoas estavam no local no momento da ação, incluindo três chineses e um adolescente.

A operação foi conduzida pela Polícia Federal (PF), com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a PF, o imóvel era utilizado como ponto ilegal de processamento e armazenamento de barbatanas de tubarão. No espaço, foram apreendidos 1.583 quilos do material, pertencentes a diferentes espécies, algumas delas ameaçadas de extinção, em variados estágios de secagem.

Imagens confirmaram a atuação de sete pessoas dentro da propriedade. Durante a abordagem, foram identificados quatro brasileiros, entre eles um menor de idade, e três estrangeiros chineses. De acordo com os investigadores, um dos chineses exercia papel de liderança na atividade criminosa.

Os envolvidos foram encaminhados à delegacia da PF em Juazeiro, onde foram autuados em flagrante por crimes contra a fauna, receptação qualificada e corrupção de menores. As barbatanas apreendidas passarão por perícia técnica dos órgãos ambientais.

As investigações apontam que o material é obtido, em sua maioria, por meio do finning, prática ilegal que consiste na retirada das nadadeiras do tubarão, que é devolvido ao mar ainda vivo. Além da crueldade, o método provoca danos significativos ao equilíbrio do ecossistema marinho.

A legislação ambiental brasileira proíbe a captura direcionada de tubarões e criminaliza qualquer forma de armazenamento, transporte, beneficiamento ou comercialização de partes desses animais sem autorização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.