PF cumpre mandados contra suspeitos de coordenar garimpo em Roraima

Trio utiliza balsas para extrair ouro na Terra Yanomami

Por Da Redação
Ás

PF cumpre mandados contra suspeitos de coordenar garimpo em Roraima

Foto: Reprodução

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (26), o cumprimento dos mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar garimpo ilegal na Terra Yanomami, em Roraima.  

Segundo as investigações, uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, utiliza balsas e um maquinário para extrair ouro na região. Eles ainda recrutam e gerenciam garimpeiros e mergulhadores.    

A PF ainda apontou que, além da própria exploração na região, os suspeitos estariam à frente da logística pelo envio de insumos  materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da localidade, como o terceiro suspeito, também alvo da Operação Rêmora. 

As investigações foram iniciadas em 2018, quando o Exército abordou dois suspeitos que estavam em um caminhão levando pessoas, mantimentos e materiais, próximo ao Rio Uraricoera, região de garimpo ilegal. 

Segundo a PF, o nome Rêmora faz alusão a um peixe que estabelece relação de comensalismo com predadores maiores e mais capazes e sobreviverem graças às sobras alimentares destes, em situação análoga à dependência dos "pequenos" garimpeiros às atividades dos maiores. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.