PF cumpre mandados contra suspeitos de coordenar garimpo em Roraima
Trio utiliza balsas para extrair ouro na Terra Yanomami

Foto: Reprodução
A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (26), o cumprimento dos mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar garimpo ilegal na Terra Yanomami, em Roraima.
Segundo as investigações, uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, utiliza balsas e um maquinário para extrair ouro na região. Eles ainda recrutam e gerenciam garimpeiros e mergulhadores.
A PF ainda apontou que, além da própria exploração na região, os suspeitos estariam à frente da logística pelo envio de insumos materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da localidade, como o terceiro suspeito, também alvo da Operação Rêmora.
As investigações foram iniciadas em 2018, quando o Exército abordou dois suspeitos que estavam em um caminhão levando pessoas, mantimentos e materiais, próximo ao Rio Uraricoera, região de garimpo ilegal.
Segundo a PF, o nome Rêmora faz alusão a um peixe que estabelece relação de comensalismo com predadores maiores e mais capazes e sobreviverem graças às sobras alimentares destes, em situação análoga à dependência dos "pequenos" garimpeiros às atividades dos maiores.