PF deflagra operação contra fraudes do auxílio emergencial
Mandados são cumpridos na Bahia, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Maranhão e São Paulo

Foto: Divulgação
A Polícia Federal deflagra na manhã desta quinta-feira (4), a Operação Quarta Parcela, contra as fraudes ao benefício do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal aos trabalhadores informais e de baixa renda.
A atuação visa a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas que causam prejuízos ao programa assistencial, atingindo parcela da população que necessita dos valores.
A operação conta ainda com o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União, Instituições que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), em juntos cumprem mandados na Bahia, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Maranhão e São Paulo.
São 28 mandados de busca e sete mandados de sequestros de bens, que totalizam mais de R$ 170 mil bloqueados por determinação judicial. Na Bahia, além de dois mandados busca, a Polícia Federal cumpre também três mandados de prisão preventiva no município de São Gonçalo dos Campos.
Especificamente na Bahia, a PF apurou que os investigados cadastraram no aplicativo Caixa Tem mais de 60 contas em nome de terceiros para o recebimento da ajuda governamental de forma fraudulenta. A ação criminosa resultou num prejuízo superior a R$ 40 mil.
Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º, II, Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão.


