PF deflagra operação que investiga fraudes de licitações e desvios no sudoeste da Bahia
Mais de R$ 3 milhões foram desviados do SUS e FUNDEB

Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagra, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Backstage, que investiga fraudes de licitações e desvio de verbas públicas no município de Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia.
As apurações deram origem à operação em meados de 2019, com base em notícia que indicava supostas irregularidades nos processos de Tomadas de Preços TP 003/2013, TP 004/2013, TP 002/2014 e TP 004/2015, feitos pela Prefeitura de Palmas de Monte Alto, onde teria havido o favorecimento de uma determinada empresa. Esses processos se referem à construção de Unidades Básicas de Saúde, quadras esportivas e uma praça.
Com isso, a PF realizou análise dos editais das licitações mencionadas acima, e concluiu que o município celebrou com a empresa vencedora - e única participante - contratos que totalizaram R$ 3.153.924,29, custeados com recursos federais do SUS [Sistema Único de Saúde] e FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
De acordo com a PF, as licitações eram montadas por um dos envolvidos, cujo nome não figurava em nenhum documento, atuando de maneira abafada. Nas apurações, a polícia também descobriu que o emissão do então gestor municipal da cidade atuou com o objetivo de instruir as testemunhas e investigados que eram intimados para prestar depoimento.


