PF liga atuação de Serra na saúde a possíveis benefícios para Qualicorp
Apesar da descoberta, investigação foi suspensa por ministro do STF

Foto: Reprodução
Segundo informações da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. O relatório da PF (Polícia Federal) sobre a operação que teve como alvo o senador José Serra (PSDB-SP), relaciona a atuação do tucano na área da saúde com possíveis benefícios a Qualicorp, empresa que atua neste segmento.
A PF investiga se o senador ofereceu algum benefício indevido à empresa, o que poderia configurar o crime de corrupção. Nessa quarta-feira (20), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli suspendeu a investigação e mais outra ação em que Serra foi denunciado por lavagem de dinheiro.
No relatório policial, o delegado Milton Fornazari destaca que “José Serra Chirico tem sua atuação política notoriamente conhecida como sendo especializada no setor da saúde, no qual ocupou vários cargos, portanto na mesma atuação da empresa Qualicorp S.A., à época controlada por José Seripieri Filho.”
O delegado diz ainda que, por conta da atuação de Serra na área, é preciso se profundar nas investigações para saber se houve “compra de boas relações” por parte do fundador da Qualicorp, José Seripieri Júnior, em relação ao político.
Na semana passada, o empresário chegou a ser preso temporariamente pela PF na operação que apura o pagamento de R$ 5 milhões de caixa dois à campanha de Serra ao Senado, em 2014. O relatório policial também afirma que “há robustos indícios” de que Serra usou ao menos duas empresas para receber caixa dois, tanto em 2014 quanto em 2010, quando concorreu à presidência da república.