PF pede bloqueio de bens da Gerdau por contaminação em praia de São Tomé de Paripe
Medida busca garantir eventual pagamento de indenizações e compensações ambientais

Foto: Reprodução
A Polícia Federal (PF) pediu à Justiça Federal da Bahia o bloqueio de bens da Gerdau Aços Longos para garantir o pagamento de possíveis indenizações e compensações ambientais relacionadas à contaminação na área próxima à Praia de São Tomé de Paripe, no Subúrbio de Salvador. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
O caso envolve o aparecimento de manchas azuis e amarelas na região, em fevereiro deste ano. Análises apontaram a presença de metais como cobre e magnésio.
Pelo episódio, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) aplicou uma multa de R$ 50 milhões à Gerdau e outra de R$ 20 milhões à empresa Terminal Itapuã.
Em posicionamento ao O Globo, a Gerdau afirmou que acompanha o caso e mantém diálogo com autoridades e órgãos responsáveis.
A empresa declarou estar "ativamente dialogando com autoridades e órgãos competentes para a construção conjunta de uma resolução social e técnico-ambiental envolvendo a região".
A Gerdau também afirmou que não possui histórico de ocorrências semelhantes na área e que não atua no local desde 2022. A empresa destacou ainda seu compromisso de "ser parte na busca de soluções que amparem a população local e que reestabeleçam rapidamente a normalidade".
Leia também:
Inema diz que não validou laudos divulgados por Terminal de Itapuã e que interdição segue mantida
Inema interdita atividades de empresa suspeita de descartar químicos na praia de São Tomé de Paripe
Após surgimento de nitrato e cobre, trecho de praia de São Tomé de Paripe é interditado em Salvador


