PFDC pede que Ministério do Turismo amplie os prazos de projetos culturais

Secult tem 30 dias para informar andamento da recomendação

[PFDC pede que Ministério do Turismo amplie os prazos de projetos culturais]

FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) recomendou, nesta sexta-feira (15), que a Secretaria Especial da Cultura (Secult) do Ministério do Turismo aumente a ampliação dos prazos de projetos culturais de 12 para 24 meses. 

Após a recomendação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena, a Secult tem o prazo de 30 dias para se manifestar sobre o andamento da solicitação. 

Em setembro, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) emitiu um ofício informando a edição de novo normativo que prevê a prorrogação por dois anos a contar das datas de vencimento de cada projeto. Porém, de acordo com a PFDC, a Secult condicionou este aumento dos prazos de projetos amparados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) a requisitos previstos em instrução normativa de 2019.

“Com efeito, não me parece adequado exigir, para o cumprimento de disposições da Lei Aldir Blanc, o cumprimento de condições previstas em ato infralegal anteriormente editado, que não se coadunam com a finalidade da lei", afirmou Vilhena. 

A  recomendação foi encaminhada à Secretaria Especial da Cultura, para a formulação de políticas, programas, projetos e ações que promovam a cidadania, e para o cumprimento da legislação pertinente, aponta a PFDC. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!