• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • PGR entra com ações para barrar reeleições em assembleias legislativas

PGR entra com ações para barrar reeleições em assembleias legislativas

Vinte e duas ações foram protocoladas no STF

Por Da Redação
Às

PGR entra com ações para barrar reeleições em assembleias legislativas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com 22 ações para barrar reeleições em assembleis legislativas durante a mesma legislatura. 

As novas ações questionam as normas das constituições dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Rondônia e Tocantins. 

O pedido foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, após o ministro Alexandre de Moraes suspender normas de Roraima, Maranhão e Mato Grosso sobre a mesma questão.

“A regra proibitiva inscrita no art. 57, § 4º, da CF [Consituição Federal] há de incidir perante os poderes legislativos estaduais, distrital e municipais, uma vez que, por concretizar os princípios republicano e do pluralismo político, preceitos centrais da Constituição Federal, constitui norma de reprodução obrigatória pelas ordens jurídicas locais”, argumentou Aras. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.