PIB agropecuário deve crescer mais de 10% em 2023, diz Ipea
Crescimento deverá ser puxado pelas altas na produção vegetal

Foto: Reprodução/Pixabay
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados nesta quinta-feira (29), mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário deve crescer mais de 10% em 2023. Segundo o instituto, esse crescimento deverá ser puxado pelas altas na produção vegetal, especificamente nas culturas de soja e milho.
“A projeção de crescimento do PIB do setor agropecuário em 2023, feita pela carta de conjuntura do IPI, é de um crescimento de 10,9% no ano. Esse crescimento é bastante elevado, porém, não é recorde. Ele foi maior em 2017, por exemplo, onde o crescimento foi de mais de 14%”, disse o pesquisador do Ipea, José Ronaldo Souza, em entrevita à CNN Brasil.
“Esse crescimento acelerado deve ocorrer por conta do grande aumento da produção de soja, que deve crescer mais de 20% no ano, e de milho, que deve crescer quase 10%, de acordo com estimativas preliminares da Conab. Os riscos associados a esse crescimento acelerado são associados a riscos hidrológicos e riscos de eventos climáticos adversos. Como é uma coisa comum no setor, esses riscos sempre estão associados à produção agrícola”, completou.


