PIB da Bahia cresce mais que o do Brasil no segundo trimestre de 2022
Todos os setores registraram avanços, com destaque para o setor industrial

Foto: CNI/José Paulo Lacerda
O PIB da Bahia apresentou uma elevação de 4,8% no segundo trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior, montante superior ao crescimento nacional de 3,2%. Sendo assim, a Bahia repete o bom momento da economia brasileira, mas com suas especificidades.
Todos os setores registraram crescimento, com destaque para o setor industrial com alta de 13% e para a agropecuária, que avançou 4,2%. O setor de serviços, que representa 70% do PIB, foi o único que expandiu abaixo da média nacional, com um incremento de 1,6%.
O setor agropecuário baiano conquistará uma safra recorde este ano o que explica o aumento de 4% no segundo trimestre, quando em nível nacional, o setor registrou queda de 2,5 %. Por outro lado, setores como alimentação e petroquímicos recuaram no segundo semestre.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra baiana de grãos registrou em 2021, a maior a produção em 47 anos, o que manteve o estado na 7ª maior participação no valor gerado pelos grãos no Brasil.


