PIB da China superou a meta de 5% em 2023, afirma premiê da China
Li Qiang participa do Fórum Econômico Mundial, na Suíça

Foto: Pixabay
A economia da China registrou um crescimento de 5,2% em 2023 e superou a meta de 5% estabelecida pelo governo, segundo anunciou o primeiro-ministro chinês, Li Qiang. O Escritório Nacional de Estatísticas (NSB, pela sigla em inglês) da China deve divulgar os números do Produto Interno Bruto (PIB) às 23h (horário de Brasília) desta terça-feira (16). Em 2022, o crescimento foi de 3%, bem abaixo da meta de 5,5%.
“A economia chinesa se recuperou e subiu com um crescimento estimado em cerca de 5,2%, maior do que a meta de ‘cerca de 5%’ estabelecida no início do ano passado”, disse Li nesta terça-feira, em sua primeira aparição como a autoridade número dois da China, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“Ao promover o desenvolvimento econômico, não recorremos a estímulos maciços. Não buscamos crescimento de curto prazo enquanto acumulamos riscos de longo prazo”, completou Li.
No terceiro trimestre, a economia chinesa cresceu 1,3% ante o trimestre anterior e aumentou 4,9% em bases anuais. Agora, a expectativa é de alta de 1% na comparação trimestral e de 5,2% na anual.