Biden reconhece Trump como 'claro favorito' para 2024
Ex-presidente Trump lidera eleições prévias republicanas em Iowa

Foto: Reprodução/CNN
Após uma vitória nas eleições prévias em Iowa, o ex-presidente americano Donald Trump conquistou um triunfo expressivo, alcançando 51% dos votos, segundo a Edison Research, com 99% dos votos contados. O governador da Flórida, Ron DeSantis, ficou em segundo lugar, com 21,2%, enquanto a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, obteve 19,1%, resultando na maior margem de vitória na história desse estado, com 29,8 pontos percentuais.
Com esse resultado, Biden reconheceu nesta terça-feira (16), o estatuto de Trump como o "claro favorito" para enfrentá-lo como candidato democrata nas eleições presidenciais de novembro. Em um apelo aos eleitores democratas, Biden afirmou que a eleição será uma batalha entre "você e eu versus os republicanos extremistas".
Looks like Donald Trump just won Iowa. He’s the clear front runner on the other side at this point.
But here’s the thing: this election was always going to be you and me vs. extreme MAGA Republicans. It was true yesterday and it’ll be true tomorrow.
So if you’re with us, chip…
— Joe Biden (@JoeBiden) January 16, 2024
Os principais adversários intra-partido de Trump, DeSantis e Haley, prometeram seguir adiante, destacando a fragmentação da oposição, enquanto a corrida se direciona para New Hampshire, um estado mais moderado, que realizará as primárias em 23 de janeiro.
Além disso, o empresário Vivek Ramaswamy, que ficou em quarto lugar em Iowa, desistiu da disputa e declarou seu apoio ao ex-presidente. Enquanto isso, Biden, que enfrenta desafios de baixa popularidade, especialmente em relação à economia, pediu doações para sua campanha, ressaltando a importância do apoio na batalha contra os republicanos extremistas. Uma pesquisa recente mostrou que apenas 33% dos entrevistados aprovaram o desempenho de Biden na presidência, marcando seu índice mais baixo desde 2006.