PIB do país cai 0,5% no trimestre e sobe 3% no ano, diz Ipea
Pandemia, incertezas fiscais e inflação são os maiores riscos

Foto: Agência Brasil
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou nesta terça-feira (30), a previsão de queda de 0,5% no Produto Interno Bruno (PIB) no primeiro trimestre do ano e expansão de 3% em todo o ano de 2021, na comparação com ajuste sazonal. De acordo com o instituto, as projeções consideram tanto o endurecimento do isolamento social em consequência da segunda onda da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como as incertezas relativas às contas do governo federal.
Além disso, o Ipea informou que outro fator de risco é a aceleração inflacionária, refletindo a alta nos preços administrados acima do esperado no início deste ano e a desvalorização cambial. De acordo com a análise da conjuntura econômica divulgada pelo instituto, a retomada do crescimento do PIB e da confiança de empresários e consumidores devem ocorrer a partir do segundo semestre.
Para 2022, a projeção é de crescimento de 2,8% do PIB, em um cenário de manutenção da retomada da atividade econômica esperada para o segundo semestre deste ano. A expectativa para o próximo semestre e o ano que vem é embalada também pelo preço melhor das commodities.


