PIB dos EUA supera estimativas e cresce 4,9% no terceiro trimestre
Economistas esperavam uma taxa de crescimento de 4,3%

Foto: Reprodução/Pixabay
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve um avanço de 4,9% no terceiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Comércio nesta quinta-feira (26). Este resultado, o maior desde 2021, superou as expectativas do mercado. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções, previa um aumento de 4,3%.
No primeiro trimestre, a economia dos EUA registrou um crescimento de 2,1% em termos anuais. O aumento do PIB no período de julho a setembro de 2023 foi impulsionado, principalmente, pelo aumento nos gastos dos consumidores, nos investimentos privados, nas exportações, nas despesas dos governos federal, estaduais e locais, e nos investimentos residenciais fixos.
Apesar do resultado da economia americana, a maioria dos economistas acredita que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, não deve aumentar as taxas de juros na próxima semana. A expectativa é que as taxas permaneçam na faixa entre 5,25% e 5,5%, o nível mais alto desde 2021. Enquanto isso, no Brasil, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) também se reunirá na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic, e está atento às movimentações do Fed.