Pico de casos de Covid-19 em Salvador deve acontecer nos próximos 30 dias, afirma Leo Prates
Declaração foi dada nesta terça (19)

Foto: Gilberto Júnior/ Farol da Bahia
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, o pico de casos do novo coronavírus na capital baiano deve ocorrer nos próximos 30 dias. A projeção foi dada por Prates em entrevista à TV Bahia nesta terça-feira (19).
"Agora, do dia 20 de maio ao dia 20 de junho, nós devemos entrar num pico", afirmou o titular da SMS. A tendência depois desse período, segundo Prates, é que o número de casos de Covid-19 na capital baiana se estabilize.
"A partir do dia 20 de junho - eu tenho conversado inclusive com o secretário Fábio [Vilas-Boas, da secretaria estadual de Saúde] sobre isso -, a tendência é a gente entrar num platô. O que é o platô? Você chegaria num pico e aí você estabilizaria nesse pico durante três semanas. A partir daí, você começa a descer, e aí você pode fazer uma discussão sobre uma retomada progressiva da economia, com medidas de incentivo. Foi assim que outros países que tiveram sucesso fizeram", pontuou.
Leo Prates pondera, todavia, que a projeção pode estar suscetível a erros. "Isso são modelos matemáticos. Na prática, o comportamento do vírus aqui pode ser diferente, o comportamento das pessoas [...] Todos esses elementos que nós não temos controle alteram a equação", afirmou.


