Pioneiro em Salvador, Museu de Um Dia impulsiona a carreira de jovens artistas periféricos

Exposição é gratuita, online e com a participação de 12 artistas de Fazenda Grande e Castelo Branco

[Pioneiro em Salvador, Museu de Um Dia impulsiona a carreira de jovens artistas periféricos]

FOTO: Reprodução

Com novo formato, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Museu de Um Dia estreia em formato virtual. Através de uma maquete 3D virtual, o evento recriou o espaço da Associação de Moradores Recanto do Sol, localizado na Fazenda IV, com obras de doze artistas dos bairros Fazenda Grande e Castelo Branco.

Gratuita, a terceira edição do Museu de Um Dia começou na última quinta-feira (8), no site, assinado pelo artista gráfico Augusto Lara. Com todas as características arquitetônicas preservadas, o visitante pode participar da exposição de forma ativa, em primeira pessoa. 

Para o idealizador do projeto, Felipe Caires, é importante que ocorra o apoio à artistas periféricos e o incentivo às artes nesses locais. “Eu, como artista periférico, senti o que muitos deles sentem. Hoje tenho bastante experiência em vários “viés” da arte da arte, em exposições, residência artística, mas o caminho foi difícil. O que tento aqui com o museu é encurtar esse caminho aos artistas “emergentes” e até mesmo os mais experientes, que por muitas vezes não sabem nem por onde comer uma exposição, um currículo, enfim sua carreira artística”, explica o artista plástico, que já foi curador em exposição no Museu de Arte Moderna (MAM).

Os artistas Ananda Santana, Celia Ribeiro Moreira, Curió O13, Débora Santos, Evelyn Bellas, Jana Dourado, LE, Leila Wysocki, Remy Branco, Tiago Ramsestencil assinam as obras, com expografia produzida por Melissa Santos e o educativo organizado por Letícia Cherobim

A programação da exposição conta com obras de 12 artistas locais. Além disso foram realizadas oficinas para artistas iniciantes, com conteúdo sobre expografia e montagem, curadoria, arte-educação, design para cartaz e portfólio. O projeto também prevê a confecção de supercartazes que serão colados nos muros dos bairros Cazajeiras e Fazenda Grande, aumentando o alcance das obras de arte. 

O objetivo é transmitir conhecimento e incentivo aos jovens artistas das regiões periféricas de Salvador, revelando novos nomes nos bairros descentralizados e gerar oportunidade para o desenvolvimento a quem está iniciando a caminhada. “Queremos movimentar a cena das artes visuais em nosso bairro e possibilitar o acesso a arte e cultura aos nossos vizinhos”, explica Felipe Caires.

O Museu de Um Dia é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!