Piquet emite pedido de desculpas a Hamilton e a 'todos que se sentiram afetados'

Em texto, ex-piloto diz que houve uma tradução incorreta do termo dito

[Piquet emite pedido de desculpas a Hamilton e a 'todos que se sentiram afetados']

FOTO: Reprodução / Grande Prêmio

O ex-piloto brasileiro Nelson Piquet se pronunciou à imprensa internacional sobre o termo racista utilizado ao se referir a Lewis Hamilton durante uma entrevista em novembro de 2021, que viralizou nos últimos dias. O comunicado foi emitido nesta quarta-feira (29) com um pedido de desculpas ao piloto britânico e "a todos que se sentiram afetados".

O comentário com uso de termo racista por parte de Piquet ocorreu no ano passado, quando o tricampeão comentava a batida entre o piloto da Mercedes e Max Verstappen no GP da Inglaterra de Fórmula 1. "O 'neguinho' meteu o carro e não deixou [Verstappen passar]. […] O 'neguinho' deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. […] O 'neguinho' fez de sacanagem", disse Piquet na entrevista concedida em 3 de novembro de 2021.

Na nota, Piquet diz que gostaria de esclarecer a história e disse que "nunca teve a intenção de ofender ninguém". "Gostaria de esclarecer a história circulando na mídia em relação a um comentário que fiz durante uma entrevista no ano passado", disse Piquet. "O que disse foi mal pensado, e não vou me defender disso, mas quero esclarecer que o termo usado é um termo amplamente e historicamente usado no português coloquial do Brasil como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca teve a intenção de ofender", seguiu.

"Nunca usei a palavra que algumas traduções me acusaram de usar. Condeno fortemente qualquer insinuação de que usei a palavra com o propósito de menosprezar um piloto por causa da cor da pele dele", frisou. "Peço sinceramente desculpas a todos que se sentiram afetados, inclusive Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução atualmente circulando nas redes sociais não está correta", frisou.

"Discriminação não tem espaço na F1 e na sociedade e fico feliz em esclarecer o que penso neste sentido", concluiu.


Comentários