PIX ultrapassa 66 bilhões de transações em três anos de existência

Ferramenta foi criada pelo Banco Central em 2020

Por Da Redação
Às

PIX ultrapassa 66 bilhões de transações em três anos de existência

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Pix completa, nesta quinta-feira (16), três anos de existência. Foram movimentados R$ 29,7 trilhões em 66,5 bilhões de transações até o dia 31 de outubro, de acordo com o Banco Central. A modalidade de pagamento se consolidou como a forma mais utilizada pelo brasileiro. 

De acordo com Rogério Antônio Lucca, chefe do departamento de operações bancárias e de sistema de pagamentos, ao portal R7, mais de 150 milhões de transações são registradas diariamente, e 99% delas são liquidadas em menos de um segundo. 

"Tem sido muito efetivo esse trabalho nosso de fazer o sistema funcionar 24 horas por sete dias da semana, com a manutenção e a atualização sem parar", afirmou Lucca durante live do Banco Central sobre os três anos do Pix. "A gente mede a disponibilidade do sistema numa janela de três meses e, nos últimos três meses, o Pix está em 100% de funcionamento, não houve paralisação", acrescentou.

Segundo dados da Febrabran (Federação Brasileira de Bancos), feito com base em dados do BC e da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), em 2022 a tecnologia teve mais de 24 bilhões de transações e superou cartão de débito, boleto, TED, DOC e cheques somados.

Também em 2022, o Pix foi o segundo método de pagamento instantâneo mais usado no mundo, segundo estudo de uma parceria da ACI Worldwide com a GlobalData.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário