Planos de saúde vão atender pacientes do SUS gratuitamente em novo programa do governo
Operadoras poderão trocar dívidas com o governo por prestação de serviços a pacientes da rede pública

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser atendidos gratuitamente, a partir de agosto, por planos de saúde privados no programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A medida foi anunciada na última segunda-feira (28) e vai permitir que as operadoras troquei dívidas com o governo por prestação de serviços aos usuários do SUS.
O edital com as regras para adesão voluntária pelos planos ao programa será publicado na próxima segunda-feira (4). No dia 11 de agosto, o sistema será aberto para as operadoras realizarem os cadastros. Depois, a pasta vai verificar se o plano segue os critérios necessários. Se aprovado, os serviços passarão a ser ofertados ao SUS.
O Ministério da Saúde esclarece que o paciente que utiliza a rede pública não poderá escolher ser atendido pelo plano. O encaminhamento será feito através do complexo regulatório que administra a fila do SUS.
O objetivo do programa é ampliar o acesso à atenção especializada, como cirurgias, consultas e exames, e reduzir as filas do SUS.