Plataforma apresenta dados inéditos sobre implementação do Código Florestal no Brasil
Lançamento da ferramenta aconteceu por meio do canal do YouTube do OCF

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Termômetro do Código Florestal, lançado nesta sexta-feira (16) no Brasil, permite a visualização de informações da cobertura de vegetação em todo o território nacional, sob a ótica do Código Florestal, que completou dez anos de vigência em 2022.
Durante o evento de lançamento, promovido pelo canal do YouTube do OCF, técnicos e especialistas que criaram o projeto apresentaram dados inéditos sobre a implementação do Código Florestal (CF) no país.
Como revela a plataforma digital gratuita, existem mais de 42 milhões de hectares de sobreposições de cadastros de imóveis rurais privados sobre terras públicas, indígenas, quilombolas e assentamentos delimitados pelo INCRA. As informações também são disponibilizadas por estados e municípios, além de dados sobre todo o país e biomas brasileiros.
De acordo com Roberta del Giudice, secretária executiva do Observatório do Código Florestal, o Termômetro é essencial para a formulação de políticas públicas. Através dele, é possível determinar áreas prioritárias e destinar ações com mais eficiência, tanto para proteção florestal, como para conflitos fundiários.
“A plataforma nos dá uma visão geral e clara do cenário. As informações do Termômetro subsidiaram as ações que propusemos para o Governo de transição na última semana para avançar com o Código Florestal. Dados obtidos de bases oficiais e tratados com uma metodologia confiável, nós temos. Agora é preciso vontade política”, ressalta.