• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Plataforma Meu INSS ganha novo visual e agora permite realizar a prova de vida pelo site

Plataforma Meu INSS ganha novo visual e agora permite realizar a prova de vida pelo site

Alterações pretendem tornar site mais fácil e funcional de acessar

Por Da Redação
Ás

Plataforma Meu INSS ganha novo visual e agora permite realizar a prova de vida pelo site

Foto: Reprodução/Meutudo

Os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que acessarem a plataforma Meu INSS vão encontrar um formato novo no aplicativo e na página na internet nesta terça-feira (29). Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria.

É importante destacar que, para acessar esse portal, é necessário criar o login e a senha. "A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam neste canal.", diz Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Um exemplo de como a plataforma está mais funcional e fácil de acessar, por exemplo, envolve quem recebeu a carta para se aposentar por idade. Antes das mudanças, o beneficiário tinha que ligar para o 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site.

Os segurados que tiveram benefícios suspensos ou cessados por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma. Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans).

De acordo com o governo, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa. Segundo o instituto, Isso vai ajudar a evitar que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência da Previdência Social para voltarem a receber seus pagamentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário