Teto dos gastos será cumprido em 2022, garante o Ministério da Economia

Pasta pontua que discussão do momento é prever mais espaço para alocação do gasto público

Por Da Redação
Ás

Teto dos gastos será cumprido em 2022, garante o Ministério da Economia

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Economia divulgou nesta terça-feira (29), uma nota na qual garante que o teto de gastos será cumprido em 2022. De acordo com a pasta, a discussão no momento é de sua alocação. “Poderá haver mais espaço, dentro do teto, para alocação do gasto público conforme as prioridades da gestão, se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - que corrige diversas despesas obrigatórias - convergir mais rapidamente para valores menores até o final de 2021”.

A razão para isso ocorro porque o teto de gastos em 2022 será definido pela variação acumulada pelo Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 12 meses até junhi deste ano. 

“Algumas despesas obrigatórias, no entanto, sofrerão reajustes em 2022 com base no INPC acumulado no ano completo de 2021”, informa a Secretaria de Política Econômica.

“Consequentemente, maior será o poder de decisão do governo. Ao contrário, quanto maior for o INPC no ano cheio, maior será o reajuste de algumas despesas obrigatórias e, por consequência, maior será o peso delas e menor o espaço para outras despesas, como o investimento, no ano que vem”, complementa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário