Segundo turno da Reforma da Previdência fica para agosto, afirma ministro Onyx
Votação dos destaques apresentados à PEC 6/19 foi encerrada na noite desta sexta-feira (12)

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Foi finalizado na noite desta sexta-feira (12), na Câmara dos Deputados, o primeiro turno da votação dos destaques para alterar o texto-base da Reforma da Previdência. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni confirmou que a votação do segundo turno acontecerá no dia 6 de agosto.
Os parlamentares já havia especulado mais cedo que havia alta probabilidade da votação ser adiada para agosto.
Com a conclusão do 1º turno, é necessário a realização do 2º turno, conforme exigido no caso de emendas à Constituição. Após essa etapa, a Reforma segue para análise no Senado.
A reforma da previdência foi aprovada em primeiro turno na quarta-feira (10), e desde a manhã de quinta-feira (11), Maia deu inicio a votação para os destaques da PEC (6/19).
Já foram analisados 17 destaques no total, sendo que apenas quatro foram aprovados. Dentre eles a redução da idade de aposentadoria para professores e mulheres.
Último destaque da noite
Na votação do último destaque, o Plenário rejeitou, por 340 votos a 129, a mudança pretendida pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e manteve a regra de cálculo pela média aritmética simples de todas as contribuições, com incidência de 60% sobre esse montante, mais 2% por cada ano a mais de recolhimento além desse tempo.
Atualmente, a média é calculada sobre 80% das maiores contribuições e não existe um redutor vinculado ao tempo de contribuição, exceto em alguns casos na legislação do Instituto Nacional de Seguridade e Segurança (INSS).


