Podcast: O Lado B de Brasília - Arthur Virgílio

Confira nosso quadro desta quinta-feira (2)

[Podcast: O Lado B de Brasília - Arthur Virgílio]

FOTO: Agência Brasil

O entrevistado do Lado B de Brasília se definiu como anticandidato nas prévias do PSDB, isso porque Arthur Virgílio queria mesmo era ter voz para colocar em debate temas essenciais, como a importância da democracia e a necessidade de acabar com o garimpo. 

Arthur Virgílio veio de uma família de políticos e deixou a carreira diplomática para se dedicar à política, tendo iniciado um pouco antes da Ditadura Militar. Ele começou na esquerda e hoje se coloca no centro democrático e divide aqui histórias do tempo de Parlamento. Apesar das dificuldades do período de exceção, Arthur Virgílio entende que o nível do debate era mais alto do que hoje em dia em que, para ele, o Brasil está "pobre" de estadistas. Em umas das histórias, ele destaca um diálogo com Ulysses Guimarães. "Isso aqui é uma merda", opina Virgílio que tem como resposta: "Vai sempre ficar um pouco pior e nunca vai deixar de ser importante como um possível elemento de defesa da democracia".

Formado em direito, ex-diplomata que fala inglês, francês e espanhol, Arthur Virgílio também se dedicou às artes marciais, em especial ao jiu-jitsu e hoje em dia ao muay thai. Ele conta com saudades dos tempos em que era tratado como membro da famosa família Gracie e teve desse período vários aprendizados, entre eles, a resiliência. O que aprendeu tarde demais foi que o esporte também pede ponderação, para evitar contusões que fazem ele pagar um preço alto pela dedicação excessiva. Entre os sonhos dele está escrever um livro de memória e outro de romance. Uma obra já está pronta, sobre o papel do Congresso Nacional na formulação da política externa.


Comentários