Polícia apreende mais de 30 cilindros de oxigênio escondidos em caminhão em Manaus
Apreensão ocorre em momento marcado por crise na saúde publica do estado

Foto: Reprodução/A Crítica
Em meio à crise instalada no sistema de saúde do Amazonas, com a falta de leitos e de oxigênio para doentes com Covid-19, as polícias Civil e Militar apreenderam 33 cilindros de oxigênio que estavam escondidos em um caminhão, no bairro Alvorada, na zona centro-oeste de Manaus, na tarde desta quinta-feira (14). Uma denúncia anônima informou sobre a movimentação estranha no caminhão, que estava parado no local, e cilindros estavam sendo retirados para veículos particulares. O condutor do veículo, de 38 anos, foi preso por reter produtos para o fim de especulação, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O nome dele e nem o da transportadora não foram divulgados e ele ficará preso à disposição da Justiça. Durante interrogatório, o homem justificou que tem uma empresa de comercialização de cilindros de oxigênio, mas "ficou com medo que a população invadisse o estabelecimento em busca do material e decidiu tirá-lo do local." "Ele informou também que os cilindros haviam sido envasados na quarta-feira (13). De acordo com dados do governo do Amazonas, o estado enfrenta problemas com a falta de oxigênio devido a alta demanda de internações de doentes com covid-19 que necessitam de auxílio de cilindros de oxigênio para respirar.
"Entre os meses de março e maio, houve um consumo máximo 30 mil metros cúbicos/dia. Hoje, são mais de 76 mil, um acréscimo de 150%", informou. "Os materiais apreendidos foram encaminhados na noite de hoje para unidades hospitalares de Manaus", informou o delegado Bruno Fraga, diretor do Departamento de Polícia do Interior.